ANÚNCIO CENTRAL HOME

Notícias

Dicas

Artes

Vídeos

ANÚNCIO INTERNO DO POST

IA cria música inteira apenas com um comando

IA cria música inteira apenas com um comando




A ferramenta de hoje é polêmica. Enquanto as legislações e regulamentações da IA no Brasil seguem lentas (como acontece com muitas outras políticas em nosso amado território), o universo da inteligência artificial segue em ritmo acelerado de inovações. Não sei se é recente, mas descobri há poucos dias a Suno, uma IA para criar por completo uma música.


Quando digo completo é realmente o que quero dizer. Resumindo, a Suno seria um ChatGPT, só que você pede pra criar uma música, informando estilo e o que mais quiser, e ela sai pronta, com voz, instrumentos, letra, melodia, tudo pronto. E a voz não é robótica, como da Alexa e do Google, por exemplo.


Claro que, como outras IAs, tem suas limitações. Testei e as letras costumam ser básicas, com poucos trechos e palavras simples, com rimas quase que premeditadas. Mas a questão da letra pode ser superada, já que a Suno te oferece a possibilidade de escrever sua própria letra.


Outra questão que identifiquei, mas não sei se todos os resultados terão, é que quando pedi uma música, a ferramenta me apresentou duas opções, inclusive com instrumental, ritmo e voz diferentes. Ou seja, pedi uma música e ela já me deu opções para escolher, assim como acontece com algumas IAs de geração de imagem (MidJourney, por exemplo).


Lembra da polêmica que falei no início do texto? Seria sobre os direitos autorais. Pra quem é do setor musical, é fácil captar o que quero falar, mas para quem não é, posso dizer (com meu conhecimento de leigo) que questionamentos serão gerados, como: Terei direito à verba do Ecad, mesmo a voz não sendo minha, assim como a melodia?; O Ecad irá reconhecer essas músicas?; Os artistas continuarão a receber seus direitos autorais se usarem ferramentas como essa? Aguardemos cenas dos próximos capítulos.


Enquanto isso, você pode experimentar a Suno, acessando o site app.suno.ai. O uso é bem intuitivo (pra quem já usa ChatGPT e outras ferramentas, fica fácil identificar as áreas). Ah, a ferramenta é gratuita, mas tem, assim como várias outras, os créditos para usar. Começa com 150. Dá pra brincar bastante. Outra dica é ativar a tradução do navegador para melhorar a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO INTERNO DO POST 02