E parece que o primeiro
cancelamento de uma IA já aconteceu. Foi o caso de um perfil criado por uma equipe
da Fórmula E – categoria da Federação Internacional de Automobilismo (a mesma
da Fórmula 1). A diferença básica é que os carros são movidos a energia
elétrica. Passada a explicação, vamos ao ocorrido envolvendo inteligência
artificial.
A equipe Mahindra Formula
E havia criado uma conta no Instagram de um perfil de influenciadora criada por
IA, a Ava (tipo os avatares de lojas como Magazine Luiza e Casas Bahia, por
exemplo). A influencer digital era descrita no perfil como “Rainha da
Tecnologia Sustentável e Robô Rebelde de Corrida”.
A proposta da equipe
seria, segundo eles, “alimentar a inclusão por meio da inovação em IA”. Só que
o tiro saiu pela culatra (essa expressão é cringe?). O público reclamou que
queria alguém real no lugar da IA.
Resultado? Três dias
depois do lançamento o perfil foi retirado do ar. A empresa se pronunciou:
“Fomentar a diversidade,
a inclusão e a inovação, está no coração da Mahindra Racing. Nosso programa de IA
influenciador foi projetado com essa inovação em mente. Seus comentários têm um
valor tremendo. Ouvimos, entendemos e decidimos descontinuar o projeto”, disse
o CEO da Mahindra Formula E, Frederic Bertrand.
E isso se junta a muitos
temas de discussões sobre o uso da IA. Os influencers criados por IA já são
realidade (como a Aitana Lopeza - @fit_aitana), e coloca em cheque até se os
influenciadores do mundo real terão seus futuros ameaçados também.
E como as marcas irão reagir? Aguardemos os próximos capítulos.
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