ANÚNCIO CENTRAL HOME

Notícias

Dicas

Artes

Vídeos

ANÚNCIO INTERNO DO POST

Robô com IA já imita tarefas humanas

Robô com IA já imita tarefas humanas



Em 2023 falou-se muito sobre inteligência artificial, com foco em chats, bots, geração de vídeo e muitas outras funcionalidades que a IA veio transformar. Mas e a IA personificada em robôs, assim como mostrado em vários filmes? A Tesla até apresentou o Optimus recentemente, mas pouco se sabe ainda. Então vamos falar de algo mais concreto. O Mobile ALOHA, que se propõe a aliar a inteligência artificial à robótica.


Trata-se de um sistema de manipulação móvel de baixo custo, bimanual e que suporta teleoperação de corpo inteiro. Ficou difícil? A gente ajuda: resumindo, o robô ALOHA observa as pessoas, imita suas ações e aprende com uma imensa quantidade de dados pré-existentes para realizar tarefas humanas como lavar roupa, regar planta, cozinhar, até mesmo brincar com seu bichinho de estimação. É o aprendizado de máquina (machine learning) que tanto ouvimos em 2023.




O projeto é desenvolvido por uma equipe formada por três membros da Universidade de Stanford, no EUA – os estudantes de PDH Zipeng Fu e Tony Zhao (colíderes do projeto), além da conselheira Chelsea Finn. Apesar de ser um projeto ligado basicamente à universidade norte-americana, o Google DeepMind já anunciou também o projeto. Deve ser quem vai entrar com a grana pra bancar mais desenvolvimento e fazer o marketing.


Apesar da grande evolução, já vista em projeto da Boston Dinamycs também, ainda é cedo para imaginarmos esses robôs em nossas casas. A não ser que você seja um bilionário excêntrico e queira “investir” no projeto para benefício próprio.


Enquanto você não chegou a esse patamar (se chegou, sou grato por ler nossos artigos), vamos à realidade: ainda falta muita coisa para robôs como o ALOHA serem totalmente autônomos (nem os carros da Tesla são ainda); ainda há os erros que precisam de correções, como acontecem com outras ferramentas; e, apesar do nome de baixo custo do equipamento, ainda está longe de ter preço popular.


Mas sejamos esperançosos que teremos casas parecidas com as dos Jetsons (quem não conhece, dá um Google). Só não queremos uma “Skynet” dos cinemas (pra quem não pegou a referência, se liga nos primeiros filmes da sequência “O Exterminador do Futuro”).


– Se quiser ver mais vídeos do robô fazendo as tarefas, é só clicar aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO INTERNO DO POST 02