19 fevereiro, 2024

Eleições 2024: Big Techs firmam acordo para combater fake news e deepfake com uso de IA


 

Eleições estão batendo à porta em muitos países neste ano e o assunto fake news já vem aparecendo com mais frequência nos noticiários. Enquanto por aqui (em terra brasileira) o congresso não toma decisões e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a colocar em prática um tipo de regulação de publicações digitais (incluindo inteligência artificial), as Big Techs (leia-se Adobe, Amazon, Google, IBM, Meta, Microsoft, OpenAI, TikTok, entre outras) firmaram um pacto no intuito de trabalhar para que as ferramentas de IA não sejam usadas com fins antidemocráticos.

 

O Acordo Tecnológico para Combater o Uso Enganoso de IA nas Eleições de 2024 foi firmado por executivos das empresas neste mês, durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha. De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, o pacto trata-se de um “conjunto de compromissos para implantar tecnologia que combata conteúdo prejudicial gerado por IA destinado a enganar os eleitores” de mais de 40 países que têm eleições previstas para este ano.

 

“Este é um ano eleitoral crucial para mais de 4 mil milhões de eleitores em todo o mundo e a segurança e a confiança são essenciais para o sucesso das eleições e campanhas em todo o mundo. A Amazon está comprometida em defender a democracia e o Acordo de Munique complementa nossos esforços existentes para construir e implantar novas tecnologias de IA que sejam confiáveis, seguras e protegidas. Acreditamos que este acordo é uma parte importante do nosso trabalho coletivo para promover salvaguardas contra atividades enganosas e proteger a integridade das eleições”, disse David Zapolsky, vice-presidente sênior de Políticas Públicas Globais e Conselheiro Geral da Amazon.

 

A nota diz ainda que as bigs se comprometem a “trabalhar de forma colaborativa em ferramentas para detectar e abordar a distribuição online desse conteúdo de IA, impulsionar campanhas educativas e dar transparência, entre outras medidas concretas”.

 

“A democracia depende de eleições seguras e protegidas. O Google tem apoiado a integridade eleitoral há anos e o acordo de hoje reflete um compromisso da indústria contra a desinformação eleitoral gerada pela IA que corrói a confiança. Não podemos permitir que o abuso digital ameace a oportunidade geracional da IA para melhorar as nossas economias, criar novos empregos e impulsionar o progresso na saúde e na ciência”, disse Kent Walker, presidente de Assuntos Globais do Google.

 

O conteúdo digital abordado pelo acordo consiste em áudio, vídeo e imagens gerados por IA que falsificam ou alteram enganosamente a aparência, voz ou ações de candidatos políticos, autoridades eleitorais e outras partes interessadas importantes em uma eleição democrática, ou que fornecem informações falsas aos eleitores sobre quando, onde e como podem votar.

 

“Com tantas eleições importantes ocorrendo este ano, é vital que façamos o que pudermos para evitar que as pessoas sejam enganadas por conteúdo gerado por IA. Este trabalho é maior do que qualquer empresa e exigirá um enorme esforço da indústria, do governo e da sociedade civil. Esperamos que este acordo possa servir como um passo significativo da indústria para enfrentar esse desafio”, disse Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta.

 

Assinaram o acordo representantes da Adobe, Amazon, Anthropic, Arm, ElevenLabs, Google, IBM, Inflection AI, LinkedIn, McAfee, Meta, Microsoft, Nota, OpenAI, Snap Inc., Stability AI, TikTok, Trend Micro, Truepic e X.

 

“À medida que a sociedade abraça os benefícios da IA, temos a responsabilidade de ajudar a garantir que estas ferramentas não se tornem armas nas eleições. A IA não criou o engano eleitoral, mas devemos garantir que não ajude o engano a florescer”, disse Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft.

 

As empresas participantes concordaram com oito compromissos específicos:

 

  • Desenvolver e implementar tecnologia para mitigar riscos relacionados a conteúdo eleitoral enganoso de IA, incluindo ferramentas de código aberto, quando apropriado;
  • Avaliar modelos no escopo deste acordo para compreender os riscos que eles podem apresentar em relação ao conteúdo eleitoral enganoso de IA;
  • Buscar detectar a distribuição deste conteúdo em suas plataformas;
  • Buscar abordar adequadamente esse conteúdo detectado em suas plataformas;
  • Promover a resiliência entre setores a conteúdo eleitoral enganoso de IA;
  • Fornecer transparência ao público sobre como a empresa aborda o assunto;
  • Continuar a envolver-se com um conjunto diversificado de organizações globais da sociedade civil, académicos;
  • Apoiar esforços para promover a conscientização pública, a alfabetização midiática e a resiliência de toda a sociedade.

 

“As eleições são o coração pulsante das democracias. O Acordo Tecnológico para Combater o Uso Enganoso de IA nas eleições de 2024 é um passo crucial no avanço da integridade eleitoral, aumentando a resiliência social e criando práticas tecnológicas confiáveis”, disse o Embaixador Dr. Christoph Heusgen, presidente da Conferência de Segurança de Munique.

 

“A MSC (Munich Security Conference) tem orgulho de oferecer uma plataforma para que as empresas de tecnologia tomem medidas para conter as ameaças que emanam da IA e, ao mesmo tempo, empregá-la para o bem democrático”, finalizou Christoph Heusgen. 

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