ANÚNCIO CENTRAL HOME

Notícias

Dicas

Artes

Vídeos

ANÚNCIO INTERNO DO POST

Netflix usa IA para fisgar sua atenção

Netflix usa IA para fisgar sua atenção


A gigante do universo do streaming Netflix usa inteligência artificial para te conquistar. Muitos já sabiam, outros nem faziam ideia, mas como será que funciona isso? Dados, ciência de dados e aplicação da IA no sistema, como se a Netflix tivesse um assistente pessoal personalizado para você.

 

Sabe aqueles momentos em que você vai rolando a tela e por acaso (ou não) encontra um programa diferente, um que você nunca ouviu falar, mas despertou sua curiosidade? Parece mágica, mas fazer isso acontecer pra você é o trabalho da Netflix, com ajuda da IA, usando cada vez mais dados, que são também alimentados por você na hora que assiste ou curte uma produção do catálogo.

 

Já reparou nas miniaturas de filmes e séries que costumam mudar a imagem de tempos em tempos? Talvez você tenha passado por aquela produção algumas vezes, mas agora ela te fisgou? É o famoso clickbait, ou seja, links chamativos criados por inteligência artificial para te aguçar os sentidos e acabar clicando. Ela coloca, por exemplo, um ator favorito seu bem na capa, te provocando a clicar e saber mais. Ou até mesmo por gênero de produção, como um suspense, romance ou comédia, por exemplo.

 

Como isso é possível?

 

A IA que a Netflix usa, assim como diversas outras, baseia-se no já conhecido aprendizado de máquina, usando dados e mais dados gerados por você na hora que assiste, navega, clica no streaming. A ferramenta vai fundo nos seu histórico e analisa cada passo seu na plataforma. E essa inteligência artificial usa esse banco de dados, calcula, prevê o que pode fisgar sua atenção, e vai adaptando cada vez mais o conteúdo para te agradar (ou hipnotizar).

 

E não é apenas as miniaturas com atores preferidos, como citamos anteriormente. A IA é muito sofisticada, trabalhando o design da Netflix de forma criativa e usando todos os dados possíveis para garantir que as recomendações sejam corretas.

 

E a cada clique na recomendação, novas opções vão surgindo, fazendo com que você mergulhe num mar de opções do catálogo. (Ao infinito e além! Lembra dessa?)

 

Repercussão

 

Com esse trabalho, a Netflix começa a se destacar em relação às concorrentes do streaming. A aposta na IA vem dando certo, tanto que a outra gigante Disney até vem liberando (licenciando e ganhando dinheiro) conteúdo exclusivo para a concorrente do Tudum!

 

Não sei se chega a ser uma fagulha de ameaça ao império Disney, já que a turma do Mickey Mouse já adquiriu (e vem adquirindo) diversos canais e plataformas de vídeo e dificilmente vai diminuir. Afinal, é a Disney. Mas aceitar compartilhar conteúdo exclusivo mostra um novo caminho do streaming que não temos noção de onde pode chegar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO INTERNO DO POST 02