A gigante do universo do
streaming Netflix usa inteligência artificial para te conquistar. Muitos já
sabiam, outros nem faziam ideia, mas como será que funciona isso? Dados,
ciência de dados e aplicação da IA no sistema, como se a Netflix tivesse um
assistente pessoal personalizado para você.
Sabe aqueles momentos em
que você vai rolando a tela e por acaso (ou não) encontra um programa
diferente, um que você nunca ouviu falar, mas despertou sua curiosidade? Parece
mágica, mas fazer isso acontecer pra você é o trabalho da Netflix, com ajuda da
IA, usando cada vez mais dados, que são também alimentados por você na hora que
assiste ou curte uma produção do catálogo.
Já reparou nas miniaturas
de filmes e séries que costumam mudar a imagem de tempos em tempos? Talvez você
tenha passado por aquela produção algumas vezes, mas agora ela te fisgou? É o
famoso clickbait, ou seja, links chamativos criados por inteligência artificial
para te aguçar os sentidos e acabar clicando. Ela coloca, por exemplo, um ator favorito
seu bem na capa, te provocando a clicar e saber mais. Ou até mesmo por gênero
de produção, como um suspense, romance ou comédia, por exemplo.
Como isso é possível?
A IA que a Netflix usa,
assim como diversas outras, baseia-se no já conhecido aprendizado de máquina,
usando dados e mais dados gerados por você na hora que assiste, navega, clica no
streaming. A ferramenta vai fundo nos seu histórico e analisa cada passo seu na
plataforma. E essa inteligência artificial usa esse banco de dados, calcula,
prevê o que pode fisgar sua atenção, e vai adaptando cada vez mais o conteúdo
para te agradar (ou hipnotizar).
E não é apenas as
miniaturas com atores preferidos, como citamos anteriormente. A IA é muito
sofisticada, trabalhando o design da Netflix de forma criativa e usando todos
os dados possíveis para garantir que as recomendações sejam corretas.
E a cada clique na
recomendação, novas opções vão surgindo, fazendo com que você mergulhe num mar
de opções do catálogo. (Ao infinito e além! Lembra dessa?)
Repercussão
Com esse trabalho, a
Netflix começa a se destacar em relação às concorrentes do streaming. A aposta
na IA vem dando certo, tanto que a outra gigante Disney até vem liberando
(licenciando e ganhando dinheiro) conteúdo exclusivo para a concorrente do Tudum!
Não sei se chega a ser uma fagulha de ameaça ao império Disney, já que a turma do Mickey Mouse já adquiriu (e vem adquirindo) diversos canais e plataformas de vídeo e dificilmente vai diminuir. Afinal, é a Disney. Mas aceitar compartilhar conteúdo exclusivo mostra um novo caminho do streaming que não temos noção de onde pode chegar.
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