Encontramos mais um
exemplo de como a inteligência artificial começa a ser usada na prática no
Brasil. Já vimos semáforos inteligentes, sistemas em órgãos públicos, entre
outras ações. Agora a IA chega às rodovias, por meio de uma parceria entre a Arteris
(companhia especializada em gestão de rodovias) e a Programmers (empresa de
soluções digitais).
Para termos noção do
número de pessoas que a IA vai impactar com essa parceria, vale citar que a
Arteris atua em cinco estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa
Catarina e Paraná –, gerindo cinco rodovias federais e duas estaduais. A
Programmers atua, além do Brasil, nos EUA e em Portugal.
E como a IA vai chegar às
estradas? A parceria vai permitir implementar inteligência artificial nas
câmeras presentes nas sete rodovias que Arteris opera: Fernão Dias, Régis
Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul, Fluminense, Intervias e ViaPaulista. O
objetivo inicial é automatizar e tornar ainda mais precisa a contagem de
veículos, além de gerar economia para a gestora das rodovias.
“Atualmente, os
equipamentos que contabilizam a quantidade de automóveis nas pistas são muito
caros. Ao investir em IA, conseguiremos executar um serviço mais preciso. De
quebra, vamos economizar até 80% quando em escala – já que não será mais
necessário investir em ferramentas tão caras. O agente principal será a
inteligência artificial”, afirma Luiz Eduardo Ritzmann, CTO da Arteris.
E quando começa? De
acordo com a Programmers, a troca das câmeras começa ainda neste ano, e a
Arteris planeja concluir essa substituição nos 3,2 mil quilômetros de rodovias também
em 2024.
Mais ações
Mas o uso da IA nas rodovias
não deve se limitar a contar veículos. Os planos da Arteris envolvem a detecção
também de objetos e animais na pista. Inclusive, os testes já começaram. A
ideia é agilizar a desobstrução e limpeza da pista com ajuda da inteligência
artificial.
A Arteris já tem,
inclusive, outras iniciativas que trazem maior previsibilidade a partir de
análises inteligentes, utilizando os dados gerados pelos seus sistemas para
prever e evitar acidentes e demais ocorrências que costumam acontecer nas
rodovias, usando como base o fluxo de veículos, a previsão do tempo, entre outras
variáveis.
“Todo esse processo de
evolução faz parte da visão de futuro da Arteris. Sabemos que os próximos anos
reservam grandes mudanças no setor automotivo, com os carros 100% autônomos. Isso
exige que toda a infraestrutura das rodovias esteja pronta para gerir esses
veículos. A automação no gerenciamento das rodovias concessionadas irá nos
preparar para gerir com total eficiência a modernização que o futuro nos
promete”, ressalta Ritzmann.
“Começamos, há mais de
dois anos, a iniciativa de dados e inteligência artificial da Arteris,
evoluindo a cada etapa do processo e fazendo descobertas que trarão muitos
benefícios para o gerenciamento das rodovias. Estamos muito felizes em fazer
parte dessa estratégia que impacta não somente os negócios da Arteris, mas
também os cidadãos que transitam diariamente nas rodovias do Brasil”, diz
Rafael Dourado, Operations Manager da Programmers.
“Estamos apenas no começo dessa transformação e esperamos que a Programmers possa colaborar cada vez mais com a evolução da gestão de rodovias da Arteris”, complementa.
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