A empresa Meta divulgou
artigo recente sobre o trabalho que está desenvolvendo para proteger as
eleições no Brasil, que terão votação para primeiro turno no dia 6 de outubro.
Tem tempo até lá, mas antes vem a propaganda eleitoral, e a big tech do Mark
Zuckerberg está se antecipando nos esclarecimentos. Dentre eles, o que está
sendo feito em relação à inteligência artificial (IA).
“Os potenciais riscos de
IA que a Meta tem visto estão em grande medida cobertos por políticas já
existentes. Estamos atentos aos desafios que conteúdos gerados por IA podem
representar quando usados por pessoas mal intencionadas. Temos trabalhado para
assegurar o uso responsável da tecnologia de IA em nossos aplicativos, o que
sabemos ser muito relevante em períodos eleitorais”, diz um trecho do artigo.
O texto revela ainda que,
em fevereiro, a empresa anunciou planos de rotular as imagens geradas por IA
que os usuários publicam no Facebook, Instagram e Threads. A Meta diz ainda ter
exigido dos anunciantes que informem quando forem fazer uso da inteligência
artificial ou outros métodos digitais para criar ou alterar um anúncio sobre
política, eleições ou temas sociais.
“Importante frisar,
ainda, que a IA tem um papel central em nosso trabalho de integridade para
garantir a segurança e proteção dos usuários, sendo amplamente usada na
detecção e remoção proativa em escala de conteúdos violadores de nossas
plataformas, antes mesmo de denúncias da nossa comunidade”, cita outra parte do
artigo.
Investimentos
De acordo com a dona do
Facebook, Instagram, WhatsApp (e sabe-se lá o que mais), o trabalho deles é
contínuo, tanto no período de eleição quanto fora do prazo eleitoral. A empresa
diz ter investido, desde 2016, mais de US$20 bilhões em segurança e integridade,
além de contar com cerca de 40 mil pessoas trabalhando nestas áreas globalmente.
A Meta promete, assim
como teria ocorrido no último pleito, ativar novamente o Centro de Operações
para Eleições, que reúne especialistas da empresa, incluindo inteligência,
ciência de dados, engenharia, pesquisa, operações, jurídica e políticas
públicas. Esses profissionais trabalham em conjunto para ajudar na
identificação e em respostas a possíveis ameaças em todas as plataformas.
“Neste ano, mais de 150
milhões de brasileiros devem ir às urnas para eleger prefeitos e vereadores, e
seguimos em uma posição forte para proteger a integridade do processo eleitoral
no Brasil. Estamos constantemente nos adaptando para estar à frente de novos
desafios, como o uso de tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Também
construímos a maior rede independente de verificação de fatos na indústria e
colaboramos com autoridades eleitorais para conectar usuários a informações
confiáveis sobre o processo eleitoral”, diz outro trecho da publicação.
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