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| Divulgação CBMSC |
Mais um órgão público se
torna adepto da inteligência artificial para a prestação do serviço público. Mais
especificamente o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) de Santa
Catarina. De acordo com o órgão estadual, por ano mais de 500 mil chamadas são
atendidas através do 193, que agora incorpora serviços de IA para registro e
despacho de ocorrências.
Na prática, funciona assim:
quando alguém liga para o 193, o operador do Centro de Operações coleta algumas
informações para preencher um formulário, que vai alimentar com informações as equipes
que realizam o atendimento. A novidade da IA é que, na hora de preencher esse formulário,
o assistente virtual completa as informações, promovendo maior agilidade na
transcrição do texto. Dessa forma, quanto mais rápido a informação for
compilada, mais rápido será o encaminhamento da equipe.
"Com apenas alguns
tópicos descritos dentro de um campo de texto, o atendente pode clicar no botão
e o texto é totalmente autocompletado. Assim, ele consegue escrever a descrição
da ocorrência muito mais rapidamente e despachar o recurso adequado para cada
situação com mais agilidade", explica o capitão Marco Aurélio Lino
Massarani Costa, chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC (Corpo de
Bombeiro Militar de Santa Catarina).
"Nós como bombeiros
temos uma missão, que é salvar vidas. Para isso, temos buscado constantemente
tecnologias que possam nos auxiliar neste sentido. E o uso da inteligência
artificial pelo COBOM tem se mostrado extremamente positivo", afirma o comandante
do CBMSC, coronel Fabiano Bastos.
Aplicativo
Essas informações sobre
ocorrências também são disponibilizadas em tempo real através do aplicativo
"CBMSC Cidadão" e na rede social "X" do Corpo de Bombeiros
(@CBMSC193). A ideia é que, com a utilização da IA, a geração desses textos
compartilhados nessas plataformas seja mais correta e assertiva.
Maps
Outra tecnologia que foi
implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já
integrado à ferramenta de atendimento. Anteriormente, o operador precisava
trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização
da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode
ser visualizado na mesma tela.
"Dentro da divisão de tecnologia da informação, nós estamos sempre atentos às melhores práticas e às inovações do mercado para trazê-las para dentro dos nossos softwares e infraestrutura. Desta forma, conseguimos oferecer o melhor serviço para a comunidade", completa o capitão.


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