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Foto: Tulio Vidal. |
O uso da inteligência artificial
deve ser consciente. O alerta é do economista e professor suíço Mark Esposito,
doutor pela Universidade de Harvard (EUA), especialista global do Fórum
Econômico Mundial, autor de diversos livros sobre os impactos da tecnologia na
economia e internacionalmente reconhecido como uma das principais lideranças
globais em assuntos relacionados à Quarta Revolução Industrial.
Em palestra promovida
pelo Sebrae, na Conferência Anpei 2024, Esposito falou sobre os desafios atuais
da tecnologia, considerando o excesso de dados disponíveis a serem codificados
para gerar valor e o alto nível de desinformação quanto ao que a Inteligência
Artificial (IA) é realmente capaz ou não de fazer.
“A Inteligência
Artificial executa atividades que não exigem pensamento crítico nem
contextualização”, diz. Segundo ele, a ferramenta funciona como uma extensão do
cérebro humano e, nesse sentido, traz muitos benefícios.
Confira a entrevista:
– Qual a diferença entre
Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep
learning)?
“Inteligência Artificial
envolve toda a área de pesquisa sobre programas que podem sentir, raciocinar,
agir e se adaptar; aprendizado de máquina refere-se a algoritmos que aprendem à
medida que são expostos aos dados ao longo do tempo; e aprendizado profundo é
um subconjunto de aprendizagem de máquina em que algoritmos em redes neurais
multicamadas aprendem a partir de dados”.
– Como pequenos
empreendedores podem se beneficiar da Inteligência Artificial em seus negócios?
“É essencial que os
pequenos empreendedores estejam preparados para integrar a IA de maneira
estratégica, garantindo que ela agregue valor aos seus negócios, como na
automatização de tarefas repetitivas e no acesso a ferramentas avançadas, que
antes estavam disponíveis apenas para grandes empresas. Isso permite que
pequenos empreendedores sejam mais competitivos no mercado”.
– Quais os impactos
positivos da Inteligência Artificial na economia como um todo?
“A IA está transformando a área da saúde através de diagnósticos mais precisos; o setor financeiro utiliza IA para melhorar a detecção de fraudes; e, no varejo, a IA está revolucionando a forma como as empresas interagem com os consumidores. Isso inclui a personalização de ofertas, otimização de cadeias de suprimentos e a utilização de chatbots para atendimento ao cliente”.
Informações da Agência Sebrae de Notícias.
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