Já presente em diversos
setores, a Inteligência Artificial chegou pra ficar. Apesar de o uso ainda ser
meio confuso para muitas pessoas, empresas e governos têm buscado aliar a
tecnologia ao trabalho para melhorar a produtividade. É o caso do Hospital
Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, Minas Gerais.
Desde o dia 12 de
novembro, o hospital iniciou um piloto do projeto com uma assistente virtual
SAHRA, parceria com a startup Amiko Soluções. A assistente virtual está na ala
de internação de pacientes de convênio, mas a ideia é que, em breve, faça parte
da rotina de todos os clientes.
O projeto terá duração de
90 dias e tem como principal objetivo agilizar o tempo de atendimento de
solicitações dos clientes, proporcionando uma jornada personalizada gerando
maior satisfação do cliente.
O primeiro a utilizar a
assistente virtual foi o senhor Ernani Henrique, ele estava como acompanhante
da esposa no dia em que a SAHRA foi implantada no hospital. Segundo Ernani, a
tecnologia foi eficiente. “Foi muito bom usar a assistente virtual, foi rápido
e fácil e rapidamente a equipe resolveu o problema”, explicou.
As informações da IA foram
personalizadas segundo as principais solicitações recebidas pela equipe de
enfermagem em seu dia a dia com o cliente. O diretor executivo do HNSD,
Alexandre Coelho, ressaltou que o investimento em inovação é algo primordial
para o hospital.
“O investimento em novas
tecnologias e parcerias com startups que possam melhorar ainda mais a jornada
do cliente, aprimorando sua experiência, são fundamentais para o futuro da
saúde. No HNSD isso será frequente, já que aliamos a tradição do nosso hospital
à inovação no cuidado como uma das metas para crescimento”, reforçou Alexandre.
Como acontece a interação
do cliente com a SAHRA?
O cliente acessa o QR
Code através do seu celular, que imediatamente abre uma janela de conversa já
informando ao posto de enfermagem a necessidade do chamado, evitando, assim, a
perda de tempo com deslocamento do posto até o leito.
Dentre as opções de
atendimento, estão: problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, troca de
soro, informações sobre visita médica, dentre outras.
A partir da aprovação do
piloto, a proposta é ampliar o atendimento a outras alas, bem como inserir
novos setores para atendimento (a manutenção, por exemplo), uma vez que neste
primeiro momento todas as necessidades do cliente são enviadas para o posto de
enfermagem e de lá encaminhadas para outros setores.
O responsável pelo
desenvolvimento desta IA, Roberto Pinheiro, da Amiko soluções, ministrou os
treinamentos e conta que a SAHRA nasceu de uma experiência dele enquanto estava
internado. “Eu estava com muita sede e como estava impossibilitado de me
movimentar, chamei sem sucesso por atendimento. Então tive a ideia de criar uma
assistente virtual que pudesse otimizar estes atendimentos em ambiente
hospitalar”, explica.
Segundo Karina de
Carvalho, coordenadora da Unidade de internação, “a ideia é realmente muito
boa, tem pouco tempo que está sendo aplicada, mas foi visível a satisfação dos
clientes. Todos receberam muito bem a novidade e a equipe também”, reforçou.
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