![]() |
Foto: Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital -SEI-PR |
O uso da inteligência artificial já está chegando às escolas públicas. Exemplo disso acontece no estado do Paraná, onde o governo estadual, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está entregando óculos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0 a alunos com deficiência visual, além de oferecer treinamento para utilizar o equipamento.
De acordo com a secretaria, até este início de outubro já haviam sido beneficiados 65 estudantes em 38 municípios, dentre eles: Apucarana, Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Londrina, Matinhos, Guaratuba, Foz do Iguaçu e Cascavel. A informação é que todos os 147 alunos com cegueira total matriculados na rede estadual receberão o dispositivo tecnológico.
![]() |
Foto: Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital -SEI-PR |
“É um momento especial, que requer esse cuidado, porque estamos lidando com crianças e adolescentes com deficiência visual, às vezes também neurodivergentes. Mas o que marca mesmo as entregas é a emoção, poder ver a alegria de uma criança ao reconhecer seu pai ou sua mãe através do dispositivo é muito gratificante”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.
O adolescente João Pedro Machado, 15 anos, de Guarapuava, recebeu seus óculos e não conteve a alegria no dia da entrega. “É uma sensação muito boa, é um avanço que estamos tendo. Eu quero agradecer a todos que estão cooperando para que isso aconteça. Que Deus abençoe a vida de cada um. Eu tenho o sonho de ser radialista e locutor, e eu vou usar até na rádio um dia”, conta.
E como funciona?
Os óculos, fabricados em Israel, estão equipados com uma saída de áudio e uma câmera de 13 megapixels que capta imagens e transcreve áudio por meio de inteligência artificial, sem a necessidade de conexão com a internet. Além de reconhecer diferentes tipos de textos e cores, os óculos também são capazes de identificar cédulas de dinheiro (real ou dólar) e de identificar até 200 tipos de rostos humanos.
![]() |
Foto: Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital -SEI-PR |
O investimento total no projeto é de R$ 2,19 milhões, com cada unidade ao custo de R$ 14,9 mil. Além da secretaria de Inovação, responsável pela aquisição e a supervisão do projeto, outras duas secretarias estão envolvidas diretamente na iniciativa: a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Secretaria da Educação (Seed).
A primeira viabilizou a compra dos equipamentos, por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), que é administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-PR). A segunda tem participação efetiva no dia a dia da implementação do novo recurso tecnológico no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário