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TikTok anuncia que vai rotular conteúdo gerado por IA

TikTok anuncia que vai rotular conteúdo gerado por IA


A rede social preferida dos jovens, o TikTok, anunciou nesta semana que vai começar a rotular, identificar conteúdos gerados por inteligência artificial. Esse é um caminho que já havia sido anunciado pela Meta (falamos disso aqui), por exemplo, e a tendência é ser seguido por mais plataformas.

 

E para fazer isso, o TikTok fechou parceria com a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), se tornando a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a implementar sua tecnologia de Content Credentials (credenciais de conteúdo).

 

Adam Presser, líder de Operações, Segurança e Confiança do TikTok, explica que essas credenciais anexam “metadados” ao conteúdo, que podem ser usados para reconhecer e rotular instantaneamente o que for gerado por inteligência artificial. Esse recurso começou a ser implementado em imagens e vídeos, e chega em breve a conteúdos de áudio.

 

“A inteligência artificial possibilita oportunidades criativas impressionantes, mas pode confundir ou enganar os espectadores se eles não souberem que o conteúdo foi gerado artificialmente. A rotulagem ajuda a deixar esse contexto claro, e é por isso que o TikTok vem implementando uma série de ferramentas. Em 2023, foi criado o rótulo automático de conteúdo gerado com efeitos de IA no TikTok. Há mais de um ano, também é exigido que os criadores rotulem o conteúdo produzido com IA realista. Para facilitar esse processo, foi lançada uma ferramenta que já foi usada por mais de 37 milhões de criadores desde o último trimestre de 2023”, disse Adam.

 

Nos próximos meses, o TikTok vai começar a anexar Content Credentials ao conteúdo da plataforma, que permanecerão nos metadados do conteúdo após o download. Isso significa que qualquer pessoa poderá usar a ferramenta da C2PA para ajudar a identificar conteúdos criados no TikTok com inteligência artificial e até mesmo saber quando, onde e como o conteúdo foi criado ou editado. Outras plataformas que adotarem a mesma tecnologia poderão rotulá-las automaticamente.

 

Promovendo a alfabetização midiática

 

O TikTok também vai alfabetizar (isso mesmo) os usuários sobre essa rotulagem. Segundo Adam Presser, embora especialistas recomendem amplamente a rotulagem de conteúdo gerado por IA como uma forma de apoiar a criação de conteúdo responsável, eles também alertam que os rótulos podem causar confusão se os espectadores não tiverem contexto sobre o que significam.

 

Adam explica ainda que é por isso que o TikTok tem trabalhado com especialistas para desenvolver campanhas de alfabetização na mídia que possam ajudar a comunidade da plataforma a identificar e pensar criticamente sobre conteúdo gerado por inteligência artificial e desinformação.

 

“Trabalhando com o MediaWise, um programa do Poynter Institute, atualizaremos nossa página do Centro de Segurança sobre desinformação com dicas que destacam ferramentas de alfabetização midiática, ao mesmo tempo em que explicaremos como as ferramentas TikTok, como os rótulos de conteúdo gerado por IA, podem contextualizar ainda mais o conteúdo”, disse Adam.

 

O TikTok também vai lançar uma campanha para aumentar a conscientização sobre a rotulagem de inteligência artificial e conteúdos potencialmente enganosos gerados por ela, com uma série de vídeos desenvolvidos com a orientação de especialistas da WITNESS.

 

“Nossa ferramenta Teen Fact-Checking Network tem construído um público com vídeos inovadores de alfabetização midiática no TikTok desde 2019. Cinco anos depois, estamos entusiasmados em capacitar ainda mais pessoas para diferenciaer o que são fatos e o que é ficção online”, Alex Mahadevan, diretor do MediaWise.

 

E a galera mal-intencionada, como faz?

 

Sabemos que o conteúdo gerado por IA (assim como muita coisa na internet) pode ser usada para o bem e para o mal. E não bastaria apenas rotular o conteúdo para saber se foi gerado por IA. O TikTok alega que também está atento a esses riscos, e suas políticas proíbem o conteúdo enganoso gerado por IA - seja ele rotulado ou não. Além disso, a empresa informa que assinou um acordo com o setor este ano para combater o uso de inteligência artificial enganosa nas eleições.

 

Vamos acompanhar e ver se o reduto de muitos jovens vai ser realmente um ambiente com menos fakenews e outras coisas prejudiciais à sociedade. 

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