A OpenAI, criadora do
ChatGPT, começou a implementar no Brasil uma de suas ferramentas: o Assistente
de Professor. A ideia é levar a tecnologia de inteligência artificial para as
escolas, e o primeiro parceiro é o Arco Educação, maior sistema operacional
educacional do Brasil. De acordo com a big tech, a parceria será para construir
ferramentas que permitam aos professores se concentrarem no que mais importa:
ajudar os alunos a aprender.
“Os ‘produtos Arco’ foram
construídos por professores, para professores,”, diz o CEO Ari de Sá
Cavalcante. “A nossa estratégia de IA visa libertar o tempo dos educadores’,
permitindo-lhes concentrar-se mais na jornada de aprendizagem única de cada
aluno.”
Adotando uma abordagem de
professor em primeiro lugar
No Brasil, o professor
médio gasta um terço do seu tempo em tarefas administrativas, o que é 40% mais
do que a média global (OCDE 2018). O resto de seu tempo é gasto em planejamento
de aulas, classificação e outras atividades operacionais. O objetivo da Arco
Educação é, por meio da IA, reduzir essa dificuldade, permitindo que os
professores dediquem mais tempo a oferecer ensino de qualidade diretamente aos
seus alunos.
“A nossa agenda de
produtos de IA foi moldada por um processo de co-criação inspirador que
envolveu a colaboração de centenas de educadores. Ao colocar os professores no
centro do nosso desenvolvimento de produtos, garantimos que atendemos às reais
exigências da vida escolar diária”, explicou João Cunha, que é gerente-geral de
Produtos e Tecnologia de Sistemas de Aprendizagem.
Escolhendo OpenAI
De acordo com a Arco
Educação, a opção pela OpenAi como parceira aconteceu devido a três fatores.
Segundo eles, o desempenho do idioma Português Brasileiro foi superior, com a
equipe de ciência de dados da Arco realizando experimentos rigorosos e descobrindo
que o GPT-4 alcançou uma taxa de precisão de 90% na criação e avaliação de
conteúdo pedagógico em português, em comparação com 73% do melhor modelo.
Outra questão avaliada
foi a qualidade e confiabilidade. Segundo a empresa de educação, nos testes em
que a equipe pedagógica avaliou questões geradas, o GPT-4 apresentou uma taxa
de aprovação de 70%, significativamente superior à taxa de aprovação de 56% do
modelo de segundo lugar. A Arco também foi capaz de aproveitar o ajuste fino
com o GPT-4 para melhorar iterativamente a qualidade.
Complementando as razões
está a eficiência de custos. A Arco emprega uma combinação de modelos OpenAI
para equilibrar custo e desempenho. Ao ajustar modelos mais leves como o GPT-4o
mini e o GPT-3.5, a empresa mantém resultados de alta qualidade enquanto
gerencia os custos.
E como funciona o Assistente de Professor?
O planejamento de aulas é
uma das responsabilidades mais demoradas para os professores, especialmente
quando navegam em salas de aula com diversas necessidades de aprendizagem, como
autismo, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade ou dislexia. Mais de
1,7 milhão de alunos estão matriculados em programas de necessidades especiais
no Brasil, portanto, o desenvolvimento de planos de aula inclusivos pode ter um
grande impacto.
Atualmente, segundo a
Arco, os professores trabalham com centros de apoio à inclusão para desenvolver
um plano completo de educação individualizado (IEP) para cada aluno, o que pode
levar horas de planejamento para cada turma. O Assistente do Professor foi
projetado para acelerar significativamente esse processo.
“O Assistente de
Professores permitiu-me otimizar o meu tempo, poupando-me horas que costumava
gastar em tarefas como a criação de planos de aula e a conceção de atividades
em sala de aula alinhadas com o currículo do curso. O Assistente de Professores
fornece sugestões que servem como porta de entrada para novas ideias. Com mais
tempo para o que realmente importa, os alunos são impactados positivamente”,
conta o professor Fernando, um dos utilizadores da nova ferramenta.
O Assistente de
Professores ajuda os professores também a criar planos de aula gerais e, em seguida,
adaptá-los às necessidades individuais dos alunos’, particularmente aqueles com
dificuldades de aprendizagem.
A ferramenta foi
desenvolvida através da codificação de arquétipos e protocolos de inclusão com
a orientação de especialistas pedagógicos e de inclusão. A Arco usa os modelos da
OpenAI para permitir que os professores adaptem perguntas e atividades com base
no perfil de cada aluno. Agora, os professores podem gerar planos de aula
personalizados simplesmente descrevendo as necessidades de inclusão dos alunos
para o Assistente.
Para manter a
privacidade, apenas o professor pode acessar os dados enviados pelo aluno.
Marcia, diretora de Currículo e Instrução do Ensino Médio, afirma: “o
Assistente de Professores dá aos professores mais confiança e autonomia. Para
um pai com uma criança com diversas necessidades de aprendizagem saber que a
escola tem um plano e ferramentas que proporcionam inclusão e um plano
personalizado a este aluno é maravilhoso”.
“Acreditamos que cada
criança tem a sua própria faísca e aprende melhor de uma forma que reflete a
sua individualidade. As ferramentas baseadas em IA nas nossas plataformas
educacionais são fundamentais para desbloquear experiências educacionais
personalizadas que não só envolvem os alunos, mas também equipam os professores
com os insights e recursos para apoiar cada viagem única dos alunos”,
acrescenta Mariana Penido, diretora de Produto da Arco.
Nova IA está em 50
escolas
A Arco está começando a pilotar o Assistente de Professores em 50 escolas, com planos de escalar para 600 escolas até o final do ano, atingindo aproximadamente 70 mil alunos. Ao longo de 2025, a Arco pretende lançar essas soluções para toda a sua base de clientes de mais de 3 milhões de alunos. Esta abordagem faseada incluirá testes contínuos e refinamento da qualidade e fiabilidade das ferramentas. A longo prazo, a Arco pretende expandir seu alcance para incluir escolas K-12 públicas e privadas no Brasil e em toda a América Latina.
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