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IA da OpenAI chega à educação no Brasil

IA da OpenAI chega à educação no Brasil



A OpenAI, criadora do ChatGPT, começou a implementar no Brasil uma de suas ferramentas: o Assistente de Professor. A ideia é levar a tecnologia de inteligência artificial para as escolas, e o primeiro parceiro é o Arco Educação, maior sistema operacional educacional do Brasil. De acordo com a big tech, a parceria será para construir ferramentas que permitam aos professores se concentrarem no que mais importa: ajudar os alunos a aprender.

 

“Os ‘produtos Arco’ foram construídos por professores, para professores,”, diz o CEO Ari de Sá Cavalcante. “A nossa estratégia de IA visa libertar o tempo dos educadores’, permitindo-lhes concentrar-se mais na jornada de aprendizagem única de cada aluno.”

 

Adotando uma abordagem de professor em primeiro lugar

 

No Brasil, o professor médio gasta um terço do seu tempo em tarefas administrativas, o que é 40% mais do que a média global (OCDE 2018). O resto de seu tempo é gasto em planejamento de aulas, classificação e outras atividades operacionais. O objetivo da Arco Educação é, por meio da IA, reduzir essa dificuldade, permitindo que os professores dediquem mais tempo a oferecer ensino de qualidade diretamente aos seus alunos.

 

“A nossa agenda de produtos de IA foi moldada por um processo de co-criação inspirador que envolveu a colaboração de centenas de educadores. Ao colocar os professores no centro do nosso desenvolvimento de produtos, garantimos que atendemos às reais exigências da vida escolar diária”, explicou João Cunha, que é gerente-geral de Produtos e Tecnologia de Sistemas de Aprendizagem.

 

Escolhendo OpenAI

 

De acordo com a Arco Educação, a opção pela OpenAi como parceira aconteceu devido a três fatores. Segundo eles, o desempenho do idioma Português Brasileiro foi superior, com a equipe de ciência de dados da Arco realizando experimentos rigorosos e descobrindo que o GPT-4 alcançou uma taxa de precisão de 90% na criação e avaliação de conteúdo pedagógico em português, em comparação com 73% do melhor modelo.

 

Outra questão avaliada foi a qualidade e confiabilidade. Segundo a empresa de educação, nos testes em que a equipe pedagógica avaliou questões geradas, o GPT-4 apresentou uma taxa de aprovação de 70%, significativamente superior à taxa de aprovação de 56% do modelo de segundo lugar. A Arco também foi capaz de aproveitar o ajuste fino com o GPT-4 para melhorar iterativamente a qualidade.

 

Complementando as razões está a eficiência de custos. A Arco emprega uma combinação de modelos OpenAI para equilibrar custo e desempenho. Ao ajustar modelos mais leves como o GPT-4o mini e o GPT-3.5, a empresa mantém resultados de alta qualidade enquanto gerencia os custos.




 E como funciona o Assistente de Professor?

 

O planejamento de aulas é uma das responsabilidades mais demoradas para os professores, especialmente quando navegam em salas de aula com diversas necessidades de aprendizagem, como autismo, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade ou dislexia. Mais de 1,7 milhão de alunos estão matriculados em programas de necessidades especiais no Brasil, portanto, o desenvolvimento de planos de aula inclusivos pode ter um grande impacto.

 

Atualmente, segundo a Arco, os professores trabalham com centros de apoio à inclusão para desenvolver um plano completo de educação individualizado (IEP) para cada aluno, o que pode levar horas de planejamento para cada turma. O Assistente do Professor foi projetado para acelerar significativamente esse processo.

 

“O Assistente de Professores permitiu-me otimizar o meu tempo, poupando-me horas que costumava gastar em tarefas como a criação de planos de aula e a conceção de atividades em sala de aula alinhadas com o currículo do curso. O Assistente de Professores fornece sugestões que servem como porta de entrada para novas ideias. Com mais tempo para o que realmente importa, os alunos são impactados positivamente”, conta o professor Fernando, um dos utilizadores da nova ferramenta.

 

O Assistente de Professores ajuda os professores também a criar planos de aula gerais e, em seguida, adaptá-los às necessidades individuais dos alunos’, particularmente aqueles com dificuldades de aprendizagem.

 

A ferramenta foi desenvolvida através da codificação de arquétipos e protocolos de inclusão com a orientação de especialistas pedagógicos e de inclusão. A Arco usa os modelos da OpenAI para permitir que os professores adaptem perguntas e atividades com base no perfil de cada aluno. Agora, os professores podem gerar planos de aula personalizados simplesmente descrevendo as necessidades de inclusão dos alunos para o Assistente.

 

Para manter a privacidade, apenas o professor pode acessar os dados enviados pelo aluno. Marcia, diretora de Currículo e Instrução do Ensino Médio, afirma: “o Assistente de Professores dá aos professores mais confiança e autonomia. Para um pai com uma criança com diversas necessidades de aprendizagem saber que a escola tem um plano e ferramentas que proporcionam inclusão e um plano personalizado a este aluno é maravilhoso”.

 

“Acreditamos que cada criança tem a sua própria faísca e aprende melhor de uma forma que reflete a sua individualidade. As ferramentas baseadas em IA nas nossas plataformas educacionais são fundamentais para desbloquear experiências educacionais personalizadas que não só envolvem os alunos, mas também equipam os professores com os insights e recursos para apoiar cada viagem única dos alunos”, acrescenta Mariana Penido, diretora de Produto da Arco.

 

Nova IA está em 50 escolas

 

A Arco está começando a pilotar o Assistente de Professores em 50 escolas, com planos de escalar para 600 escolas até o final do ano, atingindo aproximadamente 70 mil alunos. Ao longo de 2025, a Arco pretende lançar essas soluções para toda a sua base de clientes de mais de 3 milhões de alunos. Esta abordagem faseada incluirá testes contínuos e refinamento da qualidade e fiabilidade das ferramentas. A longo prazo, a Arco pretende expandir seu alcance para incluir escolas K-12 públicas e privadas no Brasil e em toda a América Latina.

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