28 novembro, 2024

Hospital de Minas Gerais investe em assistente virtual com IA



Já presente em diversos setores, a Inteligência Artificial chegou pra ficar. Apesar de o uso ainda ser meio confuso para muitas pessoas, empresas e governos têm buscado aliar a tecnologia ao trabalho para melhorar a produtividade. É o caso do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, Minas Gerais.

 

Desde o dia 12 de novembro, o hospital iniciou um piloto do projeto com uma assistente virtual SAHRA, parceria com a startup Amiko Soluções. A assistente virtual está na ala de internação de pacientes de convênio, mas a ideia é que, em breve, faça parte da rotina de todos os clientes.

 

O projeto terá duração de 90 dias e tem como principal objetivo agilizar o tempo de atendimento de solicitações dos clientes, proporcionando uma jornada personalizada gerando maior satisfação do cliente.

 

O primeiro a utilizar a assistente virtual foi o senhor Ernani Henrique, ele estava como acompanhante da esposa no dia em que a SAHRA foi implantada no hospital. Segundo Ernani, a tecnologia foi eficiente. “Foi muito bom usar a assistente virtual, foi rápido e fácil e rapidamente a equipe resolveu o problema”, explicou.

 

As informações da IA foram personalizadas segundo as principais solicitações recebidas pela equipe de enfermagem em seu dia a dia com o cliente. O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, ressaltou que o investimento em inovação é algo primordial para o hospital.

 

“O investimento em novas tecnologias e parcerias com startups que possam melhorar ainda mais a jornada do cliente, aprimorando sua experiência, são fundamentais para o futuro da saúde. No HNSD isso será frequente, já que aliamos a tradição do nosso hospital à inovação no cuidado como uma das metas para crescimento”, reforçou Alexandre.




 

Como acontece a interação do cliente com a SAHRA?

 

O cliente acessa o QR Code através do seu celular, que imediatamente abre uma janela de conversa já informando ao posto de enfermagem a necessidade do chamado, evitando, assim, a perda de tempo com deslocamento do posto até o leito.

 

Dentre as opções de atendimento, estão: problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, troca de soro, informações sobre visita médica, dentre outras.

 

A partir da aprovação do piloto, a proposta é ampliar o atendimento a outras alas, bem como inserir novos setores para atendimento (a manutenção, por exemplo), uma vez que neste primeiro momento todas as necessidades do cliente são enviadas para o posto de enfermagem e de lá encaminhadas para outros setores.

 

O responsável pelo desenvolvimento desta IA, Roberto Pinheiro, da Amiko soluções, ministrou os treinamentos e conta que a SAHRA nasceu de uma experiência dele enquanto estava internado. “Eu estava com muita sede e como estava impossibilitado de me movimentar, chamei sem sucesso por atendimento. Então tive a ideia de criar uma assistente virtual que pudesse otimizar estes atendimentos em ambiente hospitalar”, explica.

 

Segundo Karina de Carvalho, coordenadora da Unidade de internação, “a ideia é realmente muito boa, tem pouco tempo que está sendo aplicada, mas foi visível a satisfação dos clientes. Todos receberam muito bem a novidade e a equipe também”, reforçou.

 

  

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