O ChatGPT, talvez a
ferramenta de inteligência artificial que mais chamou a atenção do mundo para o
avanço desse tipo de tecnologia, agora está se aventurando no território ainda
dominado pelo Google (com Bing e demais tentando), que é o de buscador. A OpenAI
aprimorou o GPT que agora permite que você pesquise na web “de uma maneira
muito melhor do que antes”. É o ChatGPT Search. Calma, por enquanto é pra turma
que tem a versão paga, mas deve ficar disponível de forma gratuita em breve.
Segundo a empresa, você
pode obter respostas rápidas e oportunas com links para fontes da web
relevantes, que você precisaria anteriormente para ir a um mecanismo de
pesquisa. Isso, de acordo com a OpenAI, combina os benefícios de uma interface
de linguagem natural com o valor de pontuações esportivas atualizadas,
notícias, cotações de ações e muito mais.
O ChatGPT irá optar por
pesquisar na web com base no que você pedir, ou você pode escolher manualmente
para pesquisar clicando no ícone de pesquisa na web.
A pesquisa estará
disponível em chatgpt.com, assim como nos aplicativos para desktop e
dispositivos móveis. Todos os usuários do ChatGPT Plus e Team, bem como os
usuários da lista de espera do SearchGPT, terão acesso. Usuários Enterprise e
Edu terão acesso em breve. Weilitll será lançado para todos os usuários
gratuitos nos próximos meses.
Projetado para levá-lo a
uma resposta melhor
A OpenAI afirma que obter
respostas úteis na web pode exigir muito esforço e muitas vezes requer várias
pesquisas e pesquisar links para encontrar fontes de qualidade e as informações
certas. Agora, o bate-papo pode levá-lo a uma resposta melhor: Faça uma
pergunta de uma maneira mais natural e conversacional, e o ChatGPT pode optar
por responder com informações da web. Aprofunde-se com perguntas de
acompanhamento e o ChatGPT considerará o contexto completo do seu bate-papo
para obter uma resposta melhor para você.
A empresa também fez
parcerias com provedores de notícias e dados para adicionar informações
atualizadas e novos designs visuais para categorias como clima, ações,
esportes, notícias e mapas.
“A pesquisa ChatGPT
promete destacar e atribuir melhor as informações de fontes de notícias
confiáveis, beneficiando o público enquanto expande o alcance de editores como
nós que produzem jornalismo premium”, afirma Pam Wasserstein, presidente da Vox
Media.
Vá direto para a fonte
Os bate-papos agora
incluem links para fontes, como artigos de notícias e postagens de blog, dando
a você uma maneira de aprender mais. Clique no botão Fontes abaixo da resposta
para abrir uma barra lateral com as referências.
“Estamos convencidos de
que a pesquisa de IA será, num futuro próximo e para as próximas gerações, uma
forma primária de aceder à informação, e a parceria com a OpenAI posiciona o Le
Monde na vanguarda desta mudança. Permite-nos testar as inovações numa fase
inicial, salvaguardando ao mesmo tempo os valores fundamentais e a integridade
do jornalismo”, diz Louis Dreyfus, CEO e editor do Le Monde.
Segundo a OpenAI, a
pesquisa do ChatGPT conecta pessoas com conteúdo original e de alta qualidade
da web e faz parte de sua conversa. Ao integrar a pesquisa com uma interface de
bate-papo, os usuários podem se envolver com as informações de uma nova
maneira, enquanto os proprietários de conteúdo ganham novas oportunidades para
alcançar um público mais amplo. Esperamos ajudar os usuários a descobrir
editores e sites, ao mesmo tempo em que traz mais opções de pesquisa.
“À medida que a IA
remodela o panorama mediático, a parceria da Axel Springer’ com a OpenAI abre
enormes oportunidades para avanços inovadores. Juntos, estamos a impulsionar
novos modelos de negócio que garantem que o jornalismo permanece confiável e
rentável”, explica Mathias Sanchez, vice-presidente sênior de Parcerias
Estratégicas Globais Axel Springer SE.
A Open AI afirma que colabora
extensivamente com a indústria de notícias e ouviu atentamente os comentários dos
parceiros de editoras globais, incluindo Associated Press, Axel Springer, Condé
Nast, Dotdash Meredith, Financial Times, GEDI, Hearst, Le Monde, News Corp,
Prisa (El País), Reuters, The Atlantic, Time e Vox Media. Qualquer site ou
editor pode escolher aparecer na pesquisa ChatGPT.
Como funciona e o que vem
a seguir
O modelo de pesquisa é
uma versão ajustada do GPT-4o, pós-treinada usando novas técnicas de geração de
dados sintéticos, incluindo saídas de destilação da OpenAI o1-preview. O
ChatGPT search utiliza provedores de pesquisa de terceiros, bem como conteúdo fornecido
diretamente pelos parceiros, para fornecer as informações que os usuários estão
procurando.
Graças ao feedback do
Protótipo SearchGPT, foi levado o melhor da experiência SearchGPT para o
ChatGPT. A empresa planeja continuar melhorando a pesquisa, particularmente em
áreas como compras e viagens, e aproveitar as capacidades de raciocínio da
série OpenAI o1 para fazer pesquisas mais profundas. Também planeja levar a
nova experiência de pesquisa para Advanced Voice e canvas, bem como para
usuários livres e desconectados no futuro.
Análise
O ChatGPT Search é o
maior lançamento desde o ChatGPT, já que sua maior dificuldade, se comparado ao
dominante Google, sempre foi a impossibilidade de pesquisar informações ao
vivo.
Para usar o SearchGPT,
abra o ChatGPT e clique no ícone do globo rotulado “Pesquisar na web” na barra
de bate-papo. Ou defina-o como seu mecanismo de busca preferido no Chrome
usando esta extensão.
A busca pelo buscador da
Open AI se mostrou melhor do que o Google no sentido que você consegue
respostas mais rapidamente e permite que você pesquise mais profundamente sem
clicar nos tradicionais links azuis a perder de vista.
Mas calma quem acha que
pode ser o início do fim do reinado do Google. A toda poderosa empresa do buscador
mais famoso tem investido bastante em IA e aprimorado suas ferramentas. A
corrida promete ser boa.
E não podemos esquecer de
Mark Zuckerberg, que tem trabalhado em mecanismo de busca da Meta.
Aguardemos cenas dos
próximos capítulos.
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