![]() |
Divulgação: Meta. |
A Meta, toda poderosa
big-tech, divulgou recentemente um artigo sobre como o uso da Inteligência Artificial
influencia o que você e milhares de usuários do Facebook e do Instagram veem nessas
plataformas. Segundo a empresa, a IA é utilizada para “tornar a experiência de
todos única e personalizada” usando a inteligência artificial “para decidir
qual conteúdo aparece, baseado nas escolhas feitas por você”.
O artigo é escrito pelo
presidente de Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg, que argumenta sobre o que,
segundo ele, é o mito de que os tão falados algoritmos deixam as pessoas
impotentes sobre o conteúdo que veem.
“Hoje, estamos
estruturando esse compromisso sendo mais transparentes sobre vários dos
sistemas de inteligência artificial que incorporam os comentários feitos por
vocês para classificar conteúdos no Facebook e no Instagram. Esses sistemas
possibilitam que as postagens vistas sejam relevantes e interessantes para
você. Também estamos deixando mais claro como você pode controlar melhor o que
vê em nossos aplicativos, além de testar novos controles e tornar outros mais
acessíveis. Além disso, estamos dando informações mais detalhadas para
especialistas, para que eles possam analisar e testar nossos sistemas”, disse
Nick Clegg.
Influência das previsões
da IA nas recomendações
Em seu artigo, Nick
afirma que, por exemplo, o ato de compartilhar uma publicação normalmente
indica que o usuário da rede gostou do conteúdo e a IA considera que ele poderá
fazer um novo compartilhamento futuramente sobre o tema. O representante da Meta
ressalta que, como nenhuma previsão é única ou indica perfeitamente se um post
é útil para aquele usuário, a empresa utiliza uma ampla variedade de previsões –
entre elas comportamentos e feedbacks – que se combinam para chegarem ao mais
próximo possível do conteúdo ideal.
“Queremos ser mais
abertos sobre como isso funciona. Um modelo de transparência que a Meta vem
desenvolvendo e defendendo há algum tempo é a implementação de cartões de
sistema, que dão às pessoas que não têm muito conhecimento técnico uma visão,
de forma acessível, de como funcionam nossos sistemas. Estamos lançando 22 cartões
de sistema sobre o Facebook e o Instagram. Eles trazem informações sobre como
nossos sistemas de inteligência artificial classificam conteúdos, algumas das
previsões que cada sistema faz para determinar qual conteúdo pode ser mais
relevante para você, bem como os diferentes controles que se pode usar para
ajudar a personalizar a experiência. Eles incluem Feed, Stories, Reels e outras
funcionalidades que as pessoas utilizam para encontrar conteúdo das contas ou
pessoas que seguem. Os cartões de sistema também abrangem nossos sistemas de
inteligência artificial que recomendam conteúdo ‘não conectado’ de pessoas,
grupos ou contas que você não segue”, explicou Nick.
Você pode conferir o
artigo completo clicando aqui.
Raphael Martiniano
Nenhum comentário:
Postar um comentário