A inteligência artificial
já chegou aos campos de futebol. Já existem aqueles programas que analisam
performance de jogadores, resultados, desempenhos e muito mais, na maioria das
vezes usados por grandes clubes europeus. Agora, parece que a IA generativa deu
mais um passo no meio futebolístico: o Sevilla, clube tradicional espanhol,
fechou uma parceria com a toda poderosa IBM, para implantar uma ferramenta que vai
auxiliar na contratação de jogadores pelo clube de La Liga (liga de futebol
espanhola).
Trata-se do Scout
Advisor, que será utilizado para fornecer à equipe de olheiros identificação e
avaliação abrangentes e orientadas por dados, de possíveis contratações de
jogadores. Construído em ‘watsonx’, a plataforma de dados e IA da IBM concebida
para negócios, o Scout Advisor é uma ideia pioneira do clube espanhol que será
integrada ao atual conjunto de aplicações de dados intensivos do Sevilla.
A IA, construída em
conjunto, trabalha com dados quantitativos, como altura e peso, velocidade,
número de gols ou minutos jogados; e dados qualitativos não estruturados, como
a análise textual incluída em mais de 200 mil relatórios de reconhecimento.
Tecnicamente falando, os
recursos de processamento de linguagem natural (PLN) da solução permitiram que
o Sevilla usasse vários modelos de linguagem grandes (LLMs) para ajudar a
melhorar a precisão e a eficiência de identificação do jogador.
Na prática, usando as
indicações linguísticas dos batedores do clube que descrevem as principais
características dos jogadores procurados, o Scout Advisor gera listas
selecionadas de candidatos com base nos requisitos estabelecidos e resume o
conjunto completo de relatórios para cada jogador individual.
Além disso, o Scout
Advisor liga cada jogador aos aplicativos de dados do clube para obter
informações detalhadas sobre seus dados quantitativos de desempenho.
Como isso impacta no dia
a dia do clube?
Basicamente otimiza o
tempo gasto para a tarefa de escolha e contratação, ajudando na tomada de
decisões, já que tradicionalmente os olheiros vão aos jogos, acompanham in loco
o desempenho dos atletas no campo, e geram relatórios manuais. Agora, o Scout
Advisor oferece uma vantagem competitiva adicional, combinando suas capacidades
existentes com o uso de IA generativa para preencher a lacuna entre o escotismo
baseado em métricas e as observações humanas que não podem ser medidas tão
facilmente.
“A nossa equipa de
olheiros e analistas está empenhada em encontrar os melhores jogadores para
apoiar o sucesso da nossa equipa e tem trabalhado incansavelmente para
construir um impressionante banco de dados de relatórios. Agora, com o suporte
da IBM, podemos usar esse ativo em todo o seu potencial. Estamos muito felizes
em trabalhar com a IBM, pois este projeto pode ser disruptivo para o Sevilla FC
e toda a indústria do esporte. Isso nos dá uma vantagem significativa no
processo de recrutamento de jogadores e nos permite encontrar os melhores para
continuar melhorando nosso desempenho no campo de futebol. Acreditamos que esta
colaboração terá um impacto positivo não só para nós, mas para a indústria do
esporte como um todo. O Sevilla FC demonstra assim que a tecnologia não é
apenas um objetivo, mas um companheiro íntimo na viagem para o futuro; faz
parte do nosso DNA”, afirmou José María del Nido Carrasco, presidente do
Sevilla.
“Na IBM temos o prazer de colaborar com o Sevilla FC para transformar o processo de recrutamento de jogadores e desbloquear todo o potencial dos seus dados. Esta colaboração é um exemplo claro de como o ‘watsonx’ ajuda as empresas a acelerarem a adoção da IA, a escalarem e a obterem uma vantagem competitiva”, disse Horacio Morell, presidente da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

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