O Brasil agora faz parte
do grupo de 12 países que possuem alguma ação de inserção da disciplina de
Inteligência Artificial na Educação Básica. Em uma iniciativa pioneira, a
Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí passa a ofertar a IA na
Matriz Curricular do 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do
Ensino Médio em 2024. A iniciativa vai impactar 120 mil estudantes da Rede
Pública Estadual.
Para fortalecer a
preparação dos Professores que irão ministrar as aulas de IA, a Seduc deu
início, na segunda-feira (19), a uma formação voltada aos profissionais da
Educação pertencentes ao quadro de servidores. A aula inaugural ocorreu no
Centro de Teresina e foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação. A capacitação
terá duração de oito semanas e terá uma carga horária de 60 horas/aula. Ao
final, 800 Profissionais da Educação receberão um certificado emitido pela
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Durante a solenidade de abertura,
o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, citou uma pesquisa do
FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o estudo, dos quase 40% dos
empregos globais expostos à IA, metade vai se beneficiar com o uso da tecnologia
e aumento da produtividade. Nesse sentido, o gestor destacou a importância de
traçar diretrizes pedagógicas sobre a Educação Digital, capacitando os
estudantes a usarem a tecnologia e refletirem sobre possíveis problemas.
“A Inteligência Artificial
não é uma vilã. É uma ferramenta que fará parte do mundo profissional de
diversas profissões. Vale ressaltar que dentro da Matriz Curricular teremos
discussões sobre o uso ético da IA”, comentou.
Disciplina de IA nas
Escolas da Seduc - Alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular - Computação
(Brasil, 2022) nos eixos do Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura
Digital, o Letramento em IA compreende três pilares fundamentais: o Letramento
em Dados, o Letramento em Algoritmos e o Letramento em Modelos.
“Nesta capacitação, os professores
vão aprender o que existe por trás de uma IA, desenvolver um pensamento crítico
e ético em relação a ela, mas também como ela pode facilitar a nossa vida no
dia a dia. O conhecimento é fundamental para fazer bom uso dessa ferramenta e
evitar as armadilhas. A ideia é que os professores se sintam seguros e tenham
todo o apoio possível para tratar sobre IA em sala de aula”, disse o Professor
Cristiano Galafassi.
A professora Rosa Maria
Vicari explicou que um sistema de IA é baseado em máquina que, para objetivos
explícitos ou implícitos, infere, a partir da entrada que recebe, em como gerar
previsões, conteúdos, recomendações ou decisões que influenciam ambientes
físicos ou virtuais.
“A IA ganha autonomia à medida
que é alimentada com dados. Assim, os algoritmos de um sistema IA vão tomar
decisões com base em dados e serão capazes de se adaptar a diferentes
realidades. Na Educação, por exemplo, o uso dessa ferramenta é capaz de se
adaptar ao estado cognitivo e ao estilo de aprendizagem de cada aluno”,
esclareceu a professora.
A capacitação envolve
momentos teóricos e momentos práticos com encontros presenciais e a distância
(síncronos e assíncronos). O ambiente virtual utilizado será o ambiente próprio
utilizado para a capacitação no Piauí (Canal Educação) e a plataforma Microsoft
Teams. Durante o curso, os professores participarão de um processo avaliativo
para a identificação de lacunas que poderão ser trabalhadas e reforçadas ao
longo do ano letivo.
Fonte: Governo do Estado
do Piauí.
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