Já é possível dizer que
uma startup 100% brasileira tem participação importante na revolução do design
e do marketing que empresas de diversos portes, segmentos e localidades vêm
experimentando no dia a dia da criação e otimização de campanhas para alavancar
seus negócios. Parceira do Google, a Trakto oferece uma plataforma que auxilia
os negócios a desenvolverem peças publicitárias em escala com uso de IA
generativa para aproveitar todo o potencial das ferramentas de publicidade do
Google.
Fundada há 10 anos em
Alagoas, Maceió, e com muita inteligência artificial em seu DNA, a Trakto vem
transformando a maneira como empresas e empreendedores criam materiais de
campanhas de marketing com uma automação inovadora apoiada pela tecnologia do
Gemini. Com o lançamento do Trakto.Studio, plataforma apoiada pelos recursos do
Vertex AI, escalar a produção de anúncios sem perder a identidade visual das
marcas ficou ainda mais prático e rápido.
Participante da primeira
turma do programa de residência do Google for Startups, em 2016, a Trakto
também foi escolhida pelo Black Founders Fund, fundo de investimento para
startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras, em 2021, com o objetivo de
ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e alavancar negócios com
alto potencial de crescimento.
"1000 anúncios em 10
segundos"
Times de criação das
agências ou das próprias empresas investem horas de trabalho produzindo as
peças de marketing de suas campanhas, como posts para redes sociais e sites de
comércio eletrônico.
Normalmente, há um
trabalho manual de ajuste das peças e desmembramento das mesmas em múltiplos
formatos e variações. Esse fluxo acaba reduzindo o tempo disponível para o
processo de criação e para os testes de hipóteses criativas.
A Trakto.Studio permite
que, por exemplo, com apenas um clique e cerca de 10 segundos, uma planilha com
1.000 produtos seja transformada em anúncios customizáveis de acordo com os
objetivos de cada cliente – tanto para anúncios estáticos quanto para vídeos.
"Usamos IA generativa
e conseguimos manter o branding dos anunciantes consistente, por isso a
plataforma de design da Trakto é única no ecossistema, permitindo o controle
criativo que é muito importante e, ao mesmo tempo, gerando escala", diz
Paulo Tenório, fundador e CEO da startup.
Criar, encantar e
maximizar resultados
Com a integração da
plataforma ao Google Ads e ao Google Merchant Center, criar e publicar um
anúncio tornou-se um processo ainda mais ágil, resolvendo as dores das empresas
para que os criativos tenham mais tempo para dedicar às estratégias, aos testes
de performance e à melhoria dos resultados.
"Mesmo que a empresa
tenha 1 milhão de reais para investir, humanamente não se produz e aprova tanto
conteúdo em tão pouco tempo", diz Paulo, referindo-se especialmente ao
volume de demanda das grandes empresas. "Esse é o cerne da história: não é
um trabalho para um ser humano fazer, é um trabalho para a máquina, essa que a
gente construiu."
De forma intuitiva e
otimizada com uma inteligência artificial capaz de gerar textos rápidos para as
imagens, agora a plataforma também aprimora vídeos de marca com o recurso
Google Text-to-Speech, que converte texto em fala com som natural usando uma
API desenvolvida com a tecnologia de IA do Google.
Google for Startups, oportunidades e networking
É com muito brilho nos
olhos que Paulo Tenório fala sobre a trajetória da empresa que vem crescendo no
que ele descreve como uma "simbiose" com o Google. Em 2013, depois de
uma temporada nos Estados Unidos, o alagoano formado em administração e
entusiasta da programação e do motion design resolveu "tirar a Trakto do
papel".
"Tudo começa com uma
ideia", diz ao relembrar os primeiros momentos da Trakto. Em 2016, Tenório
passou seis meses em São Paulo participando da primeira turma do programa de
residência do Google for Startups. A experiência e as conexões o levaram a
participar, em 2018, do Alumni Summit, encontro que reuniu C-levels das
startups aceleradas pelos programas do Google for Startups de vários países,
realizado em Israel.
Em 2021, a Trakto foi
selecionada pelo Black Founders Fund, iniciativa do Google for Startups que
investe em novos negócios, sem qualquer contrapartida ou participação
societária, gerando o que Paulo define como "uma mudança gigantesca".
"Enfreitei grande dificuldade no fundraising (captação de recursos) para
que apostassem em uma startup com um fundador preto, nordestino. O Black
Founders Fund apostou na Trakto e a partir de então conseguimos atrair vários
investidores."
Já em 2022, Paulo
participou do Brazil at Silicon Valley. Na conferência, fez conexões com o time
de negócios do Google e, juntos, começaram a pensar sobre como desenvolver uma
parceria para impulsionar a solução da Trakto para mais empresas. "É importante
acreditar no potencial da tecnologia brasileira, não importa onde ela esteja,
em São Paulo, Maceió, no Sul ou no Norte: a inovação acontece onde a gente
menos espera."
Atualmente, o portfólio da Trakto conta com quase 1 milhão de usuários localizados no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Uruguai e Peru. "Desenvolvemos uma tecnologia inovadora e 100% brasileira que combina o poder do ecossistema de inteligência artificial do Google, como o Vertex AI, com a robusta plataforma da Trakto. Essa união resultou em um produto que se destaca no mercado por prover soluções completas e escaláveis para os profissionais de criação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário