O Procon-SP lançou nesta semana pesquisa para conhecer a percepção e opinião do consumidor sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nas compras on-line. Os resultados coletados irão nortear o desenvolvimento de atividades da área de estudos e pesquisas do Procon-SP, como materiais educativos, palestras e outras ações. A participação pode ser pelo site ou pelas redes sociais do Procon-SP.
A pesquisa consiste em um
questionário de 13 perguntas de múltipla escolha, no qual o visitante deve
opinar sobre questões que envolvem o uso da IA durante as compras em lojas,
sobre o uso da IA na coleta de dados e análise do comportamento do consumidor, se
já identificou publicidade personalizada para o seu perfil e se já foi vítima
de fraude após a interação com IA.
“Com o crescimento do
e-commerce e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em
inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema ganha cada vez mais
importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor, que,
inclusive, possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos
relacionados à economia digital e suas variações”, diz o Procon-SP.
Em setembro do ano
passado o órgão já havia feito uma primeira sondagem sobre a percepção do
consumidor a respeito do uso de IA nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC)
das empresas. A pesquisa teve o objetivo de captar se o consumidor percebia que
estava interagindo com IA ao entrar em contato com o SAC, saber qual a
avaliação sobre o atendimento e se as interações eram suficientes para atender
necessidades e expectativas.
Fonte: Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário