Jogos Olímpicos Paris
2024 – O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Meta lançaram um chatbot de
inteligência artificial no WhatsApp especialmente desenvolvido para a ocasião.
Com criação do Smarters, uma empresa de tecnologia focada em agentes
inteligentes de comunicação natural, o canal tem como objetivo fortalecer a
relação do público com os atletas e criar experiências interativas. O
patrocínio da iniciativa é de Powerade.
O mascote do COB, o
Ginga, é quem conversa com os torcedores antes, durante e após o evento,
conduzindo-os por uma jornada customizada em torno dos Jogos Olímpicos e da
participação brasileira na edição. A audiência pode ter acesso à agenda dos
jogos, à classificação dos atletas brasileiros e ao quadro de medalhas
atualizado, por exemplo. Para iniciar a conversa interativa, os usuários devem
acessar este link ou adicionar o número +55 (11) 3506-8253 aos contatos.
“Desenvolvemos uma
plataforma de comunicação para atuar como segunda tela para quem é fã de
esportes. Enquanto a pessoa assiste aos jogos, pode também acompanhar as
últimas informações na palma da mão pelo WhatsApp”, explica Guilherme Horn,
Head de WhatsApp para Mercados Estratégicos.
O torcedor ainda receberá
ao longo do evento notificações em áudio e vídeo, pack de figurinhas, uma
carteirinha personalizada e áudios enviados pelas estrelas da delegação
brasileira. O chatbot do Time Brasil tem também um quiz exclusivo, torcida
digital direcionada para o atleta preferido e curiosidades sobre os Jogos
Olímpicos.
Para o COB, o chatbot
traz o clima dos Jogos Olímpicos para a torcida brasileira. "Estamos
extremamente entusiasmados com o lançamento desta plataforma interativa e
inovadora, que transforma a forma como nos relacionamos com os fãs do Time
Brasil. Com o apoio da Meta e a expertise do Smarters, conseguimos criar uma
experiência única que conecta diretamente o público com os atletas brasileiros.
Esta iniciativa não só informa, mas também engaja de maneira profunda,
proporcionando uma segunda tela que complementa perfeitamente a emoção das
competições. A inovação está no coração deste projeto, e acreditamos que essa
abordagem vai elevar ainda mais o envolvimento dos torcedores durante os Jogos
Olímpicos Paris 2024. Queremos que cada torcedor se sinta parte desta jornada,
vivendo cada momento com a intensidade que só o movimento olímpico pode
proporcionar", aponta Gustavo Herbetta, Diretor de Marketing da
instituição.
“Este é um projeto que
contempla tanto o aspecto informativo quanto o relacional, promovendo
engajamento real dos usuários e aumentando o conhecimento sobre a participação
e o desempenho de nossos atletas. Reunimos tudo isso junto ao que de mais novo
o canal tem a oferecer para entregar a melhor experiência para o torcedor
brasileiro”, revela Cesar Gnecchi, Chief Operating Officer do Smarters.
Conheça todas as
interações do chatbot
- Agenda dos Jogos
Olímpicos: Com informações sobre dias, horários e modalidades dos jogos do Time
Brasil, que podem ser adicionados na agenda para lembretes;
- Quiz de Conhecimentos
Olímpicos: Com premiação de figurinhas de medalhas distribuídas conforme a
pontuação alcançada;
- Quadro de Medalhas:
Atualizado em tempo real, permitindo que os usuários acompanhem o desempenho
dos atletas brasileiros;
- Informações dos Atletas
Classificados: Dados detalhados sobre os atletas participantes conforme avançam
nas competições;
- Torcida Digital:
Ferramentas para que o público possa direcionar sua torcida para seus atletas
preferidos;
- Notificações
Personalizadas: Vídeos e áudios exclusivos dos atletas enviados diretamente
para o público;
- Carteirinha de Torcedor
Personalizada: Criação de uma carteirinha exclusiva para cada torcedor se
sentir parte do Time Brasil;
- Entrega de Pack de
Figurinhas: Stickers temáticos para o público compartilhar com seus contatos e
engajar os amigos na torcida;
- Fan fest e Casa Brasil:
Com informações relevantes para quem vai acompanhar de perto os atletas lá em
Paris.
“Powerade, como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, tem como objetivo proporcionar aos torcedores e atletas experiências únicas que capturem e celebrem o espírito dos Jogos Olímpicos. Estamos ansiosos para ver como essa tecnologia enriquecerá a experiência dos participantes e torcedores, trazendo um novo nível de engajamento e conexão com o evento", destaca Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.
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