O Google ampliou nesta
semana para vários países, inclusive o Brasil, o acesso ao Google Visões
Gerais criadas por IA. Chama em inglês como AI Overviews, a ferramenta usa
inteligência artificial generativa para resumir conteúdos e dar respostas na
própria página de busca do Google. Ou seja, sem precisar clicar nos links.
Essa é uma mudança
significativa em relação ao maior buscador da atualidade, que vai trazer o
conteúdo do resultado da pesquisa direto na tela dele, e o redirecionamento fica
à disposição para o caso de o usuário querer mais informações. Isso parece
atender as gerações mais jovens, que não curtem o hábito de clicar mais de uma
vez para pesquisar o conteúdo; o resultado tem que vir de primeira. Confira as
informações divulgadas pelo Google sobre a mudança:
Conectando-se com a web
À medida que evoluímos a
experiência de pesquisa, permanecemos focados em ajudar as pessoas a acessar
informações e perspectivas de diversas fontes. Observamos que, com essa
experiência, as pessoas estão visitando uma variedade maior de sites para obter
ajuda com questões mais complexas. Além disso, quando os usuários clicam nas
páginas de resultados de pesquisa a partir desse recurso, esses cliques são de
maior qualidade para os sites, pois os usuários tendem a permanecer mais tempo
nos sites visitados.
Agora, estamos tornando
ainda mais fácil ver e interagir com links relevantes na “Visão Geral criada
por IA”. Para isso, estamos introduzindo ícones de sites em dispositivos móveis
e uma exibição de links no lado direito no desktop. Dessa forma, você terá mais
possibilidades de conferir sites relevantes enquanto pesquisa. Essa atualização
está sendo implementada globalmente hoje em todos os países onde a experiência
foi lançada, bem como para usuários do Search Labs em mais de 120 países e
territórios.
Além dos links
proeminentes que já mostramos, também estamos testando a adição de links para
páginas da web relevantes, diretamente no texto. Isso tornará mais fácil para
as pessoas clicarem e visitarem os sites que as interessam.
Esse experimento mostrou
resultados iniciais positivos: os links para páginas da web que são mostrados
diretamente na Visão Geral criada por IA, estão direcionando mais tráfego para
sites de criadores de conteúdo. Vamos continuar testando diferentes maneiras de
apresentar informações que sejam mais úteis para as pessoas, priorizando
abordagens que direcionam tráfego para sites relevantes.
Conforme expandimos para
novos países, os anúncios exibidos acima ou abaixo das visões gerais criadas
por IA continuarão a fornecer opções valiosas para as pessoas se conectarem com
as empresas.
Novos recursos no Search
Labs
Para experimentar os
recursos de IA mais inovadores e conhecer as novidades em que estamos
trabalhando, visite o Search Labs e participe do experimento “AI Overviews and
more”, que traz duas atualizações que também estamos compartilhando hoje.
A primeira delas é a
capacidade de "salvar" uma visão geral criada por IA para uma
referência futura. Isso significa que você pode retornar às informações e links
úteis que encontrou em sua pesquisa inicial quando pesquisou por assuntos como
"quais são os projetos científicos interessantes que posso fazer com meu
filho de 12 anos".
Para salvar uma visão
geral criada por IA, basta tocar no novo botão "salvar" abaixo dela.
Na próxima vez que você realizar a mesma pesquisa, o que salvou aparecerá nos
seus resultados. Isso torna ainda mais fácil acessar e clicar no conteúdo do
seu interesse.
Além disso, você pode
visualizar o que salvou clicando no ícone do seu perfil na Busca e navegando
até a sua página de interesses.
Essa funcionalidade está
disponível apenas para consultas em inglês nos Estados Unidos. Basta se
certificar de que você se inscreveu no experimento “AI Overviews and more” no
Search Labs.
Em segundo lugar, em
algumas visões gerais criadas por IA, você verá uma opção para simplificar a
linguagem com um único clique, um recurso que mostramos no início deste ano.
Isso pode ser útil se você for novo em um assunto e quiser uma maneira mais
fácil de entender as informações. Essa opção está disponível se você estiver
inscrito no experimento no Search Labs e for uma consulta em inglês nos EUA.
Expandindo para mais
lugares ao redor do mundo
Por meio de testes
extensivos, estamos analisando como as pessoas respondem às atualizações da
Busca. Desde seu lançamento nos Estados Unidos, observamos que as pessoas que
usam as visões gerais criadas por IA utilizam a Busca com mais frequência e demonstram
maior satisfação com os resultados. Pessoas que buscam ajuda com temas
complexos estão se engajando mais e continuam retornando à experiência. Além
disso, notamos um engajamento ainda mais significativo entre usuários mais
jovens, entre 18 e 24 anos, quando eles utilizam a Busca com o recurso de IA
generativa.
Após feedbacks positivos, inclusive nos Estados Unidos e no Search Labs globalmente, estamos levando a experiência para seis novos países: Reino Unido, Índia, Japão, Indonésia, México e Brasil, com suporte ao idioma local em cada um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário