ANÚNCIO CENTRAL HOME

Notícias

Dicas

Artes

Vídeos

ANÚNCIO INTERNO DO POST

IA ajuda procuradores de Curitiba com automação de tarefas

IA ajuda procuradores de Curitiba com automação de tarefas
Foto: Hully Paiva/SMCS - Prefeitura de Curitiba



Curitiba, no Paraná, é mais uma cidade que vem trabalhando com a ajuda da inteligência artificial no serviço público. Em um balanço de 2023 divulgado recentemente, a prefeitura falou sobre o programa PGM 2023: Rumo à Inovação, da Procuradoria-Geral do Município, que capacita servidores e, dentre suas ações, envolve o uso da IA desde 2021 e que, segundo o governo municipal, vai ser ainda mais aprimorado.

 

Resumindo, ao longo de 2023 os servidores e os estagiários da equipe da Procuradoria Geral participaram de um amplo programa de capacitação para aprimorar as práticas e processos de trabalho. Dentre os temas abordados, está a nossa querida IA que já é familiar da equipe da Procuradoria Fiscal (PGF), que já conta com ajuda para a automação de tarefas repetitivas desde 2021 e vem ampliando.

 

Mais um exemplo na prática como a IA já vem ajudando e tem potencial para ajudar muito mais. Mais abaixo separei uns dados sobre como o uso da IA impactou o trabalho lá em Curitiba.

 

Números

 

De acordo com a Procuradoria Geral, só em 2023 a inteligência artificial ganhou 41 novas regras, que foram definidas a partir da experiência dos procuradores. É como se os servidores tivessem ensinado à IA como fazer determinadas atividades. Ao todo, a PGF dispõe de 56 regras.

 

Com o uso da IA, a PGF aumentou o número de petições juntadas automaticamente, sem a intervenção de servidores. Foram mais de 7,7 mil petições em 2023.

 

“Sem automação, todos esses atos seriam realizados manualmente um a um. Ela facilita o trabalho das equipes”, disse a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.

 

Consideradas também as regras de notificações, houve mais de 23,2 mil atos automatizados relativos a intimações judiciais ao longo do ano, total que é 18 vezes maior que o de 2022.

 

Com base na leitura de intimações judiciais pela IA e com suporte no Sistema Único de Protocolo (SUP), foram abertos, de forma automática, mais de 4,5 mil protocolos. A remessa de processos judiciais de um procurador a outro em função de afastamento do responsável, como férias, por exemplo, que também era um processo manual, representou 6,3 mil movimentações automáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO INTERNO DO POST 02