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Foto: Hully Paiva/SMCS - Prefeitura de Curitiba |
Curitiba, no Paraná, é
mais uma cidade que vem trabalhando com a ajuda da inteligência artificial no
serviço público. Em um balanço de 2023 divulgado recentemente, a prefeitura
falou sobre o programa PGM 2023: Rumo à Inovação, da Procuradoria-Geral do
Município, que capacita servidores e, dentre suas ações, envolve o uso da IA
desde 2021 e que, segundo o governo municipal, vai ser ainda mais aprimorado.
Resumindo, ao longo de
2023 os servidores e os estagiários da equipe da Procuradoria Geral participaram
de um amplo programa de capacitação para aprimorar as práticas e processos de
trabalho. Dentre os temas abordados, está a nossa querida IA que já é familiar
da equipe da Procuradoria Fiscal (PGF), que já conta com ajuda para a automação
de tarefas repetitivas desde 2021 e vem ampliando.
Mais um exemplo na
prática como a IA já vem ajudando e tem potencial para ajudar muito mais. Mais
abaixo separei uns dados sobre como o uso da IA impactou o trabalho lá em
Curitiba.
Números
De acordo com a Procuradoria
Geral, só em 2023 a inteligência artificial ganhou 41 novas regras, que foram
definidas a partir da experiência dos procuradores. É como se os servidores
tivessem ensinado à IA como fazer determinadas atividades. Ao todo, a PGF
dispõe de 56 regras.
Com o uso da IA, a PGF
aumentou o número de petições juntadas automaticamente, sem a intervenção de
servidores. Foram mais de 7,7 mil petições em 2023.
“Sem automação, todos
esses atos seriam realizados manualmente um a um. Ela facilita o trabalho das
equipes”, disse a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.
Consideradas também as
regras de notificações, houve mais de 23,2 mil atos automatizados relativos a
intimações judiciais ao longo do ano, total que é 18 vezes maior que o de 2022.
Com base na leitura de intimações judiciais pela IA e com suporte no Sistema Único de Protocolo (SUP), foram abertos, de forma automática, mais de 4,5 mil protocolos. A remessa de processos judiciais de um procurador a outro em função de afastamento do responsável, como férias, por exemplo, que também era um processo manual, representou 6,3 mil movimentações automáticas.
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